domingo, 21 de setembro de 2014

Carnaval, o que é isso?

Carnaval, o que é isso?
Carnaval é uma festa popular, a  palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.(wikipédia).

O Carnaval não é uma festa originalmente brasileira, ele vem da Grécia, em meados de 600 a 520 a.C, através dessa festa o povo agradecia aos deuses pela sua colheita e pela fertilidade do solo. O carnaval passou a ser adotado pela igreja católica em 590 d.C. ; de lá pra cá, algumas mudanças foram ocorrendo; no século XIX, começou a se acrescentar os desfiles e as fantasias ao carnaval. Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. O carnaval brasileiro é uma mistura de muitas culturas e influências que resultou no que se vê hoje.

Não podemos negar o sucesso que o carnaval brasileiro atingiu, e que o Rio de Janeiro tem o "melhor carnaval do mundo", segundo os entendidos dessa área; mas o que eu quero tratar aqui, não é a questão cultural em si, e sim a questão social do carnaval. Como essa festa interfere tão profundamente na vida das pessoas, no seu cotidiano, nas suas crenças e nos seus princípios. É como se as pessoas fizessem do carnaval o seu "grito de liberdade". De repente, as pessoas recebem 4 dias de salvo-conduto, para fazerem tudo o que lhes der na telha, sem poder serem apontadas, julgadas, cobradas por suas escolhas. Quatro dias DE FOLIA, quatro dias pra ENTRAR NA CARNE, ou para deixar a carnalidade fluir. Pois, como o próprio nome já diz, é a FESTA DOS PRAZERES DA CARNE. Bebedeira, prostituição, malícia, imoralidade, obscenidade, sexo liberado, extravagância de todo tipo, ocorre durante o carnaval. Para muitos é o momento de extravasar, "soltar os bichos", e é o que a maioria das pessoas faz. O que ninguém pensa é nas consequências de se viver 4 dias inconsequentes, sem se responsabilizar pelos seus atos, como se não houvesse amanhã. A lei da semeadura e colheita, não faz feriado, isso quer dizer, que tudo que você plantar no carnaval, você vai colher no tempo determinado.

Carnaval é o período onde mais ocorrem acidentes, homicídios, brigas, abusos sexuais, gravidezes indesejadas, abortos, adultérios, etc. tudo isso plantado, dará para esses semeadores colheitas muito infelizes, por um longo período de suas vidas. Por que isso acontece? Porque o lado sensato da humanidade, sensível, responsável, o espírito do homem, a voz interior, a consciência que trás limites e proteção a humanidade, fica adormecido, sufocado pela carnalidade aflorada, e a situação fica fora de controle. Trocando em miúdos, carnaval é uma festa pagã, idólatra, na qual as pessoas se entregam a práticas que desagradam a Deus, mas exaltam o diabo. A maioria das pessoas não têm consciência disso, pensam que é só diversão, mas contra fatos não há argumentos.


Carnaval não agrada a Deus, e não promove nenhum benefício para quem se envolve com ele. São poucas as pessoas que saem ilesas dessa festa da carne. É como brincar com fogo, um dia acaba se queimando.
                                                                           Pra. Giceli B.A.Oliveira
Fonte:http://www.recantodasletras.com.br/mensagens/4107166

Nenhum comentário:

Postar um comentário